Radiador para auto
Radiador de arrefecimento: avarias comuns e os seus sinais
- Entupimento do núcleo.
- Aumento da temperatura do motor.
- Fuga de líquido de refrigeração.
- Conspurcação externa do radiador do motor.
- Sobreaquecimento do motor.
- Consumo excessivo de líquido de refrigeração.
- Despressurização.
- Fugas no radiador do carro e no motor.
- Surgimento de fumo vaporoso de debaixo do capô.
- Surgimento de odor a anticongelante.
- Ferver de anticongelante durante condução rápida.
Como reparar ou substituir o radiador de arrefecimento?
O radiador é o principal elemento do sistema de refrigeração do motor, motivo pelo qual é muito importante verificar o indicador de temperatura do líquido de refrigeração no painel de instrumentos. Isto vai ajudar a detetar atempadamente sinais de avaria do radiador e prevenir a avaria do sistema de refrigeração.
A reparação do radiador de refrigeração do motor é bastante difícil e ineficaz na maioria dos casos, uma vez que diminui a funcionalidade e fiabilidade da peça. Por esse motivo, os especialistas recomendam a substituição do componente partido. Os passos a realizar podem ter peculiaridades variadas para carros de diversos modelos. É recomendável verificar a documentação técnica do carro antes da substituição do componente. Mas basicamente, precisa de seguir os seguintes passos:
- Instale o carro numa plataforma ou elevador.
- Drene o anticongelante para um balde preparado antecipadamente.
- Desconecte todos os tubos e peças auxiliares do radiador. É possível que a ventoinha com a sua carcaça também precise de desmontagem. Se o espaço do habitáculo permitir a desmontagem do radiador em conjunto com a ventoinha, é recomendável desligar após a desmontagem.
- Desconecte todas as fixações do radiador e retire-o.
- Instale um difusor e a ventoinha na peça nova e faça a montagem na ordem inversa.
A substituição do radiador num carro apenas é feita após o arrefecimento do motor.
Aconselha-se a levar a cabo a substituição do radiador de arrefecimento numa estação de serviço.
Verifiqe a tubagem do sistema de arrefecimento e substitua-a se necessário.
Encha o sistema com novo líquido de refrigeração após substituição do radiador de arrefecimeto.
Tipos:
- De acordo com a presença de ar condicionado no carro:
- para carro com AC.
- para carros sem AC.
- De acordo com a técnica de montagem dos núcleos:
- montados;
- soldados de forma maciça.
- De acordo com a construção dos núcleos
- com tubos;
- com tubos e lâminas;
- com tubos e placas;
- com lâminas;
- favo de mel.
- De acordo com o material do núcelo:
- aço;
- cobre;
- latão;
- alumínio.
Radiador (arrefecimento do motor) Informações
Nos veículos modernos, são utilizados os radiadores de óleo e os radiadores de climatização. Eles são concebidos para arrefecer as substâncias activas (água, anticongelante, óleo) e assegurar a temperatura normal do motor e outras unidades. O radiador é constituído por um núcleo e reservatórios superiores e inferiores. Este dispositivo, à primeira vista bastante simples, garante o funcionamento confiável do seu veículo.
Uma vez que os radiadores são de facto, trocadores de calor e têm a função de extracção de calor, eles estão directamente colocados na parte da frente do motor do automóvel.
Se o diagnóstico mostrou que o radiador está fora de serviço, há uma fuga, etc., então a melhor opção seria substituí-lo por um novo. Não vale a pena visitar todas as lojas especializadas possíveis ou oficinas de reparação auto. A melhor decisão é a de visualizar a nossa loja on-line e comprar o radiador daqui. Você poupará não só o seu tempo, mas também o seu dinheiro. E claro, encontrará muitas outras peças sobressalentes, tais como cilindro mestre, silencioso traseiro ou servo-freio.
Radiador (arrefecimento do motor): Produtos mais vendidos
- Tamanho rede radiador: 430x322x34
- Material: Alumínio, Plástico
- Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades manual
- condição: Completamente novo
- Tipo de radiador: Aletas de refrigeração unidas mecanicamente
- Material: Alumínio
- Largura [mm]: 378
- condição: Completamente novo
- Material: Alumínio
- Comprimento (mm): 390
- Saída-Ø [mm]: 32
- condição: Completamente novo
- Tamanho rede radiador: 442x322x32
- Material: Alumínio, Plástico
- Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades manual
- condição: Completamente novo
- Tipo de radiador: Aletas de refrigeração soldadas
- Material das aletas de refrigeração: Alumínio
- Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades manual
- condição: Completamente novo
- Material do depósito de água (radiador): Plástico
- Tipo de radiador: Aletas de refrigeração soldadas
- Tamanho rede radiador: 600x338x32
- condição: Completamente novo
- Tipo de radiador: Aletas de refrigeração soldadas
- Material do depósito de água (radiador): Plástico
- Material das aletas de refrigeração: Alumínio
- condição: Completamente novo
- Tipo de radiador: Aletas de refrigeração unidas mecanicamente
- Material do depósito de água (radiador): Plástico
- Tipo de caixa de velocidades: Caixa de velocidades automática, Caixa de velocidades manual
- condição: Completamente novo