Juntas para auto

Junta do termostato: avarias comuns e os seus sinais

  1. Desgaste e perda de elasticidade.
    • Fuga de líquido de refrigeração do local de montagem do termostato.
    • Aumento do consumo de anticongelante.
    • Aumento da temperatura do motor.
  2. Danos mecânicos e térmicos.
    • Bloqueios de ar no sistema de refrigeração.
    • Sobreaquecimento do motor.
    • Aparecimento de vestígios rosa de anticongelante em elementos do motor.

Como substituir a junta do termostato?

A junta do termostato é uma peça sobresselente consumível que não pode ser recuperada, tal como outras peças que asseguram a proteção e hermeticidade dos elementos do sistema do carro, como por exemplo, a junta do pulverizador de injeção, a junta do mecanismo diferencial, etc. Se forem encontrados sinais de avaria, a junta do termostato deve ser substituída.

A possibilidade de substituição não supervisionada depende da construção do sistema de refrigeração e localização de montagem do termostato. Se se encontrar diretamente perto da bomba de água, o procedimento de substituição vai ser mais complicado, sendo necessárias habilidades e ferramentas específicas. Neste caso é melhor dirigir-se a uma oficina.

Se o termostato estiver montado perto do escoamento do bloco da cabeça do cilindro, então a substituição do vedante do carro pode ser feita por si só. A sequência de ações pode ser ligeiramente diferente para diversos modelos de carro, mas geralmente, substituir o componente requer:

  1. Drenar o líquido de refrigeração para o tanque preparado previamente.
  2. Desaparafusar as porcas que fixam o revestimento da carcaça do termostato.
  3. Retirar o revestimento da carcaça. Retirar o anel vedante anómalo.
  4. Instalar um anel novo.
  5. Instalar o revestimento da carcaça no seu local, colocando vedante e apertando os fixadores.
  6. Encher com líquido de refrigeração.
  7. Ligar o motor e certificar-se que não há fuga de anticongelante.

A substituição dos vedantes, que integram as peças do motor e equipamento auxiliar do veículo, como a junta do termostato, junta da carcaça do filtro do óleo ou a junta da caixa de velocidades, apenas é feita após o motor arrefecer.

Juntas Informações

Um dos mais importantes elementos de vedação de qualquer motor de combustão interna é a junta situada entre a cabeça e o bloco dos cilindros do motor. As tendências modernas de aumentar a potência dos motores devido a alta compressão, obrigam os fabricantes de actualizar e melhorar constantemente os seus produtos.

A junta da cabeça deve assegurar a estanquecidade de cada uma das câmaras de combustão de gás e ao mesmo tempo, a continuidade dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor e dos circuitos de água de refrigeração do motor. O sobreaquecimento é a causa principal de desgaste das juntas. Em caso de sobreaquecimento, não só as juntas falham, mas também a cabeça. O sobreaquecimento local das seções individuais das câmaras de combustão provocam rachaduras. Mas o aquecimento da cabeça aumenta a força de estampagem da junta, porque a cabeça de alumínio se expande mais do que os parafusos de aço.

Hoje em dia, as juntas da cabeça devem atender aos seguintes requisitos: confiabilidade, vedação douradora, resistência à água, gás e líquido de arrefecimento, resistência a diferenças de temperatura e alta pressão de combustão, resistência à corte e desgaste do conector e esforços ao apertar os parafusos da cabeça.

Caso hajam problemas com o bloco dos cilindros do motor, não tem de ir à oficina de mecânica ou loja auto especializada.

Primeiro de tudo, visite a nossa loja online. Aqui, você encontrará as peças auto necessárias para o seu carro, tais como: bombas de água, silenciadores e muito mais. Faça encomendas da nossa loja online e assim, poupa dinheiro e tempo precioso.

Juntas: Produtos mais vendidos

RIDEX Junta, tampa das válvulas
Número do artigo : 321G0131
Detalhes
Compre Junta, tampa das válvulas 321G0131
5,78 €
(Preço por unidade)
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • Comprimento (mm): 405
  • Largura [mm]: 155
  • Peso [g]: 56,561
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes
RIDEX Junta, tampa das válvulas
Número do artigo : 321G0003
Detalhes
Compre Junta, tampa das válvulas 321G0003
6,64 €
(Preço por unidade)
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • Material: Borracha
  • Comprimento (mm): 410
  • Largura [mm]: 225
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes
RIDEX Junta, tampa das válvulas
Número do artigo : 321G0139
Detalhes
Compre Junta, tampa das válvulas 321G0139
8,76 €
(Preço por unidade)
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • Material: NBR (borracha de nitrilo butadieno)
  • número de peças necessárias: 1
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes
RIDEX Jogo de juntas, tampa das válvulas
Número do artigo : 979G0038
Detalhes
Compre Jogo de juntas, tampa das válvulas 979G0038
12,19 €
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • Peso [g]: 104,48
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes
CORTECO Junta, tampa das válvulas
Número do artigo : 026657H
Detalhes
Compre Junta, tampa das válvulas 026657H
4,38 €
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes
MEAT & DORIA Retentor, sede do injector
Número do artigo : 9170
Detalhes
Compre Retentor, sede do injector 9170
12,20 €
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • Material: Cobre
  • Diâmetro interior [mm]: 7,5
  • Espessura [mm]: 1,5
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes
ELRING Junta, parafusos da tampa da das válvulas
Número do artigo : 436.010
Detalhes
Compre Junta, parafusos da tampa da das válvulas 436.010
1,69 €
(Preço por unidade)
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes
CORTECO Junta, tampa das válvulas
Número do artigo : 440067P
Detalhes
Compre Junta, tampa das válvulas 440067P
9,61 €
inclui IVA de 23%, portes de entrega não incluídos
  • condição: Completamente novo
Em stock
Detalhes