Juntas para auto
Junta do termostato: avarias comuns e os seus sinais
- Desgaste e perda de elasticidade.
- Fuga de líquido de refrigeração do local de montagem do termostato.
- Aumento do consumo de anticongelante.
- Aumento da temperatura do motor.
- Danos mecânicos e térmicos.
- Bloqueios de ar no sistema de refrigeração.
- Sobreaquecimento do motor.
- Aparecimento de vestígios rosa de anticongelante em elementos do motor.
Como substituir a junta do termostato?
A junta do termostato é uma peça sobresselente consumível que não pode ser recuperada, tal como outras peças que asseguram a proteção e hermeticidade dos elementos do sistema do carro, como por exemplo, a junta do pulverizador de injeção, a junta do mecanismo diferencial, etc. Se forem encontrados sinais de avaria, a junta do termostato deve ser substituída.
A possibilidade de substituição não supervisionada depende da construção do sistema de refrigeração e localização de montagem do termostato. Se se encontrar diretamente perto da bomba de água, o procedimento de substituição vai ser mais complicado, sendo necessárias habilidades e ferramentas específicas. Neste caso é melhor dirigir-se a uma oficina.
Se o termostato estiver montado perto do escoamento do bloco da cabeça do cilindro, então a substituição do vedante do carro pode ser feita por si só. A sequência de ações pode ser ligeiramente diferente para diversos modelos de carro, mas geralmente, substituir o componente requer:
- Drenar o líquido de refrigeração para o tanque preparado previamente.
- Desaparafusar as porcas que fixam o revestimento da carcaça do termostato.
- Retirar o revestimento da carcaça. Retirar o anel vedante anómalo.
- Instalar um anel novo.
- Instalar o revestimento da carcaça no seu local, colocando vedante e apertando os fixadores.
- Encher com líquido de refrigeração.
- Ligar o motor e certificar-se que não há fuga de anticongelante.
A substituição dos vedantes, que integram as peças do motor e equipamento auxiliar do veículo, como a junta do termostato, junta da carcaça do filtro do óleo ou a junta da caixa de velocidades, apenas é feita após o motor arrefecer.
Juntas Informações
Um dos mais importantes elementos de vedação de qualquer motor de combustão interna é a junta situada entre a cabeça e o bloco dos cilindros do motor. As tendências modernas de aumentar a potência dos motores devido a alta compressão, obrigam os fabricantes de actualizar e melhorar constantemente os seus produtos.
A junta da cabeça deve assegurar a estanquecidade de cada uma das câmaras de combustão de gás e ao mesmo tempo, a continuidade dos circuitos de passagem do óleo lubrificante do motor e dos circuitos de água de refrigeração do motor. O sobreaquecimento é a causa principal de desgaste das juntas. Em caso de sobreaquecimento, não só as juntas falham, mas também a cabeça. O sobreaquecimento local das seções individuais das câmaras de combustão provocam rachaduras. Mas o aquecimento da cabeça aumenta a força de estampagem da junta, porque a cabeça de alumínio se expande mais do que os parafusos de aço.
Hoje em dia, as juntas da cabeça devem atender aos seguintes requisitos: confiabilidade, vedação douradora, resistência à água, gás e líquido de arrefecimento, resistência a diferenças de temperatura e alta pressão de combustão, resistência à corte e desgaste do conector e esforços ao apertar os parafusos da cabeça.
Caso hajam problemas com o bloco dos cilindros do motor, não tem de ir à oficina de mecânica ou loja auto especializada.
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Juntas: Produtos mais vendidos
- Comprimento (mm): 350
- Largura 1 [mm]: 115
- condição: Completamente novo
- Comprimento (mm): 386
- Largura [mm]: 152
- condição: Completamente novo
- Material: NBR (borracha de nitrilo butadieno)
- Comprimento (mm): 422
- Largura [mm]: 219,0
- condição: Completamente novo
- Material: NBR (borracha de nitrilo butadieno)
- número de peças necessárias: 1
- condição: Completamente novo
- Material: Borracha
- Comprimento (mm): 410
- Largura [mm]: 225
- condição: Completamente novo
- condição: Completamente novo
- Material: ACM (borracha poliacrílica)
- número de peças necessárias: 4
- Lado de montagem: interior
- condição: Completamente novo
- Diâmetro interior [mm]: 18
- Diâmetro [mm]: 40
- Material: ACM (borracha poliacrílica)
- condição: Completamente novo