Óleo do motor para auto
Óleo do motor: sinais comuns que deve ser substituído
- diminuição da viscosidade do óleo, percetível com o retirar da vareta de nível;
- aparecimento de partículas de depósitos de carbono e aparas de metal no óleo;
- escurecimento do fluido circulante;
- maior consumo de combustível;
- audição de ruídos estranhos durante o funcionamento do motor, por exemplo, um bater específico.
Como substituir o óleo do motor?
Os intervalos de substituição do óleo do modelo dependem do tipo e qualidade do óleo, modelo de motor e condições de funcionamento do carro. Os especialistas estimam que a vida útil do óleo mineral é 5000 - 8000 quilómetros de operação, em média, e 10 000 - 15 000 quilómetros de operação para óleo sintético, utilizado com maior frequência em carros modernos. Caso o carro seja utilizado em condições que sobrecarreguem o motor, os intervalos de substituição são reduzidos. Os especialistas recomendam verificar o nível de óleo do motor a cada 1000 quilómetros de operação O fluido circulante deve estar em conformidade com as características do motor, motivo pelo qual, ao escolher óleo novo, deve ter em consideração as recomendações especificadas no manual do veículo. O filtro do óleo é substituído em conjunto com o óleo do motor. Também é recomendável substituir os filtros de habitáculo e ar do carro.
Para substituir o óleo do motor precisa de retirar o filtro do óleo, placa de proteção do cárter, de desapertar o bujão do cárter e drenar o óleo. Quando o óleo velho tiver sido retirado, o seu estado é avaliado para definir se o motor precisa de lavagem antes da substituição. Após ter sido colocado fluido circulante novo, é instalado um filtro do óleo novo.
O procedimento de substituição pode ser bastante perigoso, porque restos de óleo podem entrar em autocombustão devido ao calor. Por esse motivo, a substituição do óleo num carro deve ser confiada a especialistas de uma oficina.
Óleo do motor Informações
Óleo do motor: Produtos mais vendidos
- Classe de viscosidade SAE: 5W-40
- Versão: Turbo Diesel
- Linha de produtos: EDGE
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Linha de produtos: EDGE
- Versão: C3
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Linha de produtos: O.E.M.
- Versão: 7707
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Linha de produtos: Longlife III
- Capacidade [litros]: 5
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-40
- Versão: Extreme
- Capacidade [litros]: 5
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Linha de produtos: EDGE
- Versão: M
- condição: Completamente novo
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Linha de produtos: EDGE Professional
- Versão: LongLife III
- Classe de viscosidade SAE: 5W-30
- Linha de produtos: Quartz
- Versão: INEO Long Life
- condição: Completamente novo