Fole de transmissão para auto
Foles da junta homocinética: avarias comuns e os seus sinais
- Danos mecânicos
- Murmurar da roda onde o componente partido se encontra ao realizar uma curva.
- Aparecimento de manchas de lubrificante no lado interno do pneu e na própria fole de poeira.
- Pode detetar fissuras, rasgos e outras anomalias numa inspeção visual.
- Puxões do carro ao arrancar.
- A carroçaria do carro vibra ao conduzir.
- Desgaste
- Piorar da elasticidade da borracha percetível ao inspecionar.
- Ruídos estranhos das rodas ao acelerar, passar por obstáculos ou realizar curvas.
- O eixo acionador tem movimento livre ao ser sacudido, causado pela entrada de partículas abrasivas na proteção de poeira.
- O veículo sacode ao acelerar.
Como substituir proteções de poeira da junta homocinética?
Como são peças de desgaste, não podem ser reparadas. Caso esteja anómala, o fole deve ser substituído. É recomendável comprar um kit de foles do semi-eixo, o que normalmente inclui foles para juntas homocinéticas internas e externas, braçadeiras para cada componente, anéis de retenção e um lubrificante específico.
A substituição das proteções de poeira da junta homocinética é realizada numa oficina porque requer habilidades e equipamentos de remoção específicos. Em alguns casos, a junta homocinética precisa de ser substituída em conjunto com a proteção. Primeiro, o carro é colocado numa plataforma elevatória. Depois, é desmontada a roda necessária e o cubo também é retirado. A junta homocinética interna é retirada da caixa de velocidades e a exterior do cubo de roda. As braçadeiras dos foles e os próprios foles são retiradas dos componentes uma a uma e de seguida as juntas homocinéticas são limpas, tratadas com lubrificante ou substituídas. Depois, são instalados foles e braçadeiras novas. Os componentes retirados são montados no carro em ordem inversa.
Recomenda-se a substituição dos foles das juntas homocinéticas numa estação de serviço.
A junta VC tem de ser limpa e tratada com um novo material lubrificante durante a substituição dos foles.
Tipos:
- De acordo com o eixo de montagem:
- dianteiro;
- posterior;
- De acordo com o lado de montagem:
- esquerdo;
- direito;
- ambos os lados.
- De acordo com a localização de montagem:
- interior;
- exterior.
- De acordo com o material:
- borracha;
- termoplásico;
- poliuretano;
- silicone.

Fole de transmissão Informações
Fole de transmissão: Produtos mais vendidos
- Material: Borracha
- Altura [mm]: 97
- Diâmetro interior 2 [mm]: 22, 72
- condição: Completamente novo
- Variante de equipamento: Universal - Split
- Comprimento (mm): 58, 128
- Diâmetro [mm]: 19-35/56-120SPLI
- condição: Completamente novo
- Diâmetro interior 1 de [mm]: 24
- Diâmetro interior 1 até [mm]: 24
- Diâmetro interior 2 de [mm]: 94
- condição: Completamente novo
- Diâmetro interior 1 de [mm]: 23
- Diâmetro interior 1 até [mm]: 25
- Diâmetro interior 2 de [mm]: 73
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, lado esquerdo, do lado da caixa de velocidades, Eixo dianteiro, lado direito
- Material: Borracha
- Diâmetro interior 2 [mm]: 24, 72
- condição: Completamente novo
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, Eixo traseiro
- Diâmetro interior 2 [mm]: 22, 86
- Comprimento (mm): 146
- condição: Completamente novo
- Altura [mm]: 146
- Diâmetro interior 2 [mm]: 22, 86
- condição: Completamente novo
- para número OE: 9403293419
- Lado de montagem: do lado da roda
- Altura [mm]: 116
- condição: Completamente novo