Parafuso da roda para auto
Porcas e parafusos de bloqueio da roda: avarias comuns e os seus sinais
- Deformação
- Movimentação livre ao abanar a roda.
- Vibração da carroçaria perto de uma determinada roda ao conduzir.
- Corrosão
- Problemas ao desapertar os fixadores.
- Movimentação livre e ruídos estranhos ao conduzir.
- Ruídos de chocalhar ao desapertar os fixadores.
- Desgaste ou desnudar do pneu
- A roda está fixa frouxamente.
- Em alguns casos, a roda pode desencaixar ao conduzir.
- É impossível desapertar um fixador.
Como reparar e substituir porcas e parafusos de bloqueio da roda?
Se o processo de corrosão for inicial e as manchas não forem significativas, pode limpar as porcas ou parafusos da roda com uma escova metálica ou areamento e depois colocar um lubrificante anticorrosivo no componente. É extremamente desaconselhado reparar peças desgastadas, recortar o pneu, por exemplo, porque esses fixadores não vão fornecer uma fixação fiável da roda e a sua utilização pode causar um acidente automóvel.
Se o desgaste ou danos forem significativos, os parafusos ou porcas da roda devem ser imediatamente substituídos. Todos os donos de automóveis podem fazer isto por eles próprios. Os passos de substituição incluem as seguintes ações:
- Colocar o carro numa superfície plana, afrouxar as porcas e parafusos da roda.
- Elevar a carroçaria do carro com um macaco.
- Desapertar os fixadores.
- Desmontar a roda e inspecionar os locais dos fixadores para corrosão. Se necessário, limpar a superfície.
- Colocar a roda no seu local, instalar os fixadores da roda colocando-lhes um produto anticorrosivo e depois apertá-los frouxamente. Lembre-se que é proibida a utilização de lubrificantes de óleo e grafite, por promoverem desapertar aleatório.
- Baixe o carro para o chão e aperte os fixadores.
É recomendável utilizar uma chave dinamométrica para apertar os parafusos ou porcas num carro, para evitar aquecimento insuficiente ou sobreaquecimento. Adicionalmente, é recomendável apertá-los numa determinada ordem, caso contrário, existe o risco de instalar a roda na posição errada. Esta sequência difere para carros de modelos diferentes consoante a quantidade de parafusos ou porcas. A informação relativa à ordem de aperto e binário necessário é especificado no manual de um veículo.
Habitualmente, apenas o elemento danificado é substituído.
Siga o torque de aperto recomendado pelo fabricante do carro.
Utilize um composto lubrificante especial para as porcas das rodas durante a instalação.
Tipos:
- De acordo com a configuração da parte fixadora dos fixadores.
- com superfície plana;
- com superfície cónica;
- ocm superfície esférica.
- De acordo com o tipo de saída da porca:
- aberta;
- fechada.
- De acordo com o material:
- aço;
- titânio;
- alumínio.
- Por tipo de revestimento protector:
- sem revestimento;
- com revestimento de zincado;
- com revetimento cromado;
- com revestimento niquelado.

Parafuso da roda & porcas para jantes Informações
Parafuso da roda & porcas para jantes: Produtos mais vendidos
- Classe de resistência: 10.9
- Altura da cabeça do parafuso [mm]: 22
- Abertura da chave: 17
- condição: Completamente novo
- Abertura da chave: 19
- Fixação da roda: Base cónica F
- Lado de montagem: Eixo dianteiro, Eixo traseiro
- condição: Completamente novo
- Abertura da chave: 17
- Comprimento (mm): 58
- Comprimento da rosca [mm]: 17
- condição: Completamente novo
- Abertura da chave: 19
- Fixação da roda: Base cónica F
- Medida da rosca: M12 x 1,25
- condição: Completamente novo
- Abertura da chave: 19
- Fixação da roda: Base cónica F
- Lado de montagem: Eixo traseiro, Eixo dianteiro
- condição: Completamente novo
- Abertura da chave: 17
- Comprimento (mm): 49
- Comprimento da rosca [mm]: 23
- condição: Completamente novo
- Abertura da chave: 17
- Comprimento (mm): 49
- Comprimento da rosca [mm]: 23
- condição: Completamente novo
- Abertura da chave: 19
- Fixação da roda: Base cónica F
- Lado de montagem: Eixo traseiro, Eixo dianteiro
- condição: Completamente novo

































